POLÍCIA FEDERAL REGULAMENTA ARMAS NÃO LETAIS PARA SEGURANÇA PRIVADA NO BRASIL.

“A Polícia Federal regulamentou, via portaria, o uso de armas não-letais para os cerca de 410 mil seguranças particulares de todo o país. A categoria tem quase o mesmo contingente de policiais militares, 411 mil, segundo o Ministério da Justiça. Os seguranças estão liberados a usar este tipo de armamento desde 2007, mas, agora, segundo portaria do dia 25 de junho, terão de fazer um curso específico.
A portaria determina ainda que só os vigilantes que trabalham em bancos, fazem transporte de valores ou escolta armada de caminhões de carga podem usar armas de calibres 32 e 38. Mas todos vão poder agora usar armas não letais, antes exclusivas da polícia e guardas municipais, entre elas o spray de pimenta, as algemas e a pistola de choque. Todo esse material só entra no Brasil com autorização do Exército e o uso é fiscalizado pela Polícia Federal.
A pistola de choque, por exemplo, usa uma munição com alcance de até dez metros.
– Nesse disparo saem dois feixes, que paralisam os músculos voluntários. Os involuntários, coração, pulmão, que causam morte, a arma não para – explica o empresário Flávio Sandrini.
Além do curso de formação, que é obrigatório, os vigilantes vão ter que fazer também um curso específico.
– Isso para melhorar o treinamento dessas pessoas já que esse armamento não-letal é feito para não causar dano, mas deve ser bem utilizado para atingir essa finalidade – afirma o delegado da Polícia Federal Guilherme Lopes Madarena.”

Fonte: O Globo.

2 Respostas to “POLÍCIA FEDERAL REGULAMENTA ARMAS NÃO LETAIS PARA SEGURANÇA PRIVADA NO BRASIL.”

  1. Jkandydo Says:

    Quero saber se um Civil pode usar tal equipamento e em que woltagem, pois estes produtos vendem na Internet, sem tais informações.

    • Olá guerreiro desculpa pela demora de resposta, qualquer pessoa pode adquirir um produto destes o problema é que não existe um controle por parte das autoridades sobre estes equipamentos, o DPF autorizou e regulamentou para as empresas foi o uso de alguns aparelhos de armas não letais como spray de pimenta e aparelhos de choque mas não liberado sem o devido registro e autorização da DPF à empresa solicitante e para o quadro de vigilantes que irão utilizar os equipamentos, no caso de pessoas civil à venda pode ser feito pela internet ou lojas de equipamentos de segurança e policial sem qualquer restrição, porém se uma autoridade policial aborda-lo com um desses equipamentos a sua perda será certa, pois autoridade alegará que vc não está autorizado utilizar tal equipamento tudo vai depender do bom senso do policial, eu como cidadão civil e agente de segurança ando mesmo assim com estes equipamentos mesmo que eles sejam tomados, o que vc deverá ter em mente é que isto é para sua segurança pessoal e nada mais, o spray é altamente eficaz e arde mesmo, o aparelho também é de alta potência se usado inadequado pode deixar marcas, então caso queira ter uso de responsabilidade e compre somente com nota fiscal caso alguma autoridade queira tomar de vc estes equipamentos solicite à autoridade uma guia de aprensão do produto, toda viatura policial tem que ter uma guia de recolhimento do material, tente provar que vc comprou numa loja credenciada a vender este tipo de material e mostra que é de sua propriedade mostrando assim sua responsabilidade pelo uso e posse do produto, se comprar pela internet compre em lojas que vendam artigos de segurança o qual envia NF, espero ter ajudado o guerreiro nas informações básicas e necessárias, qualquer coisa encontro-me à disposição no e-mail ou nos endereços abaixos para contato.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: